Notícias

02/06/2021

TEMA 256 STJ: Prazo decadencial para Ação Revisional Previdenciária

No último dia 28, foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça, o tema 256, submetido à julgamento as questões levantadas no art. 103 da lei 8.213/91:

 

  1. a) qual a natureza jurídica do prazo decadencial de 10 anos para revisão do benefício de aposentadoria concedido pela autarquia federal;

 

  1. b) se o processo de revisão interrompe ou suspende o prazo.

 

Para a primeira questão, quanto a natureza jurídica, o colegiado entende que o prazo de revisão alberga o direito potestativo, ou seja – aquele considerado incontroverso em matéria de impugnação, além do ato que deu origem a concessão, ou do indeferimento da ação.

 

Para ficar claro, a decisão poderá ser revista pelo INSS, ainda via administrativa – dentro do prazo decadencial de 10 anos, mesmo que este tenha sido negado. Desde que toda a matéria discutida em revisão tenha sido alegada nos pedidos que a deram origem.

 

Já no que tange ao segundo questionamento, o colegiado adotou a tese de 10 + 10, ou seja, se dentro do prazo decadencial de 10 anos, o beneficiário ingressar com a ação de revisão da vida toda, o primeiro prazo é interrompido, sendo que recomeça a contagem a partir da nova data de entrada do requerimento (DER), porém essa nova contagem de prazo, só vale para ação de revisão da vida toda.

 

Por Nathaly Nunes Batista

Voltar

Compartilhe no WhatsApp