Artigos

23/09/2021

Como acessar o Meu INSS?

  1. O QUE É O SISTEMA MEU INSS?

Através da senha do GOV.BR, no site meu.inss.gov.br você pode acompanhar seus recolhimentos e contribuições, realizar agendamentos nas agências do INSS e perícias médicas. Até o próprio pedido de aposentadoria pode ser feito por esse sistema online.

Todavia, com esta facilidade, muitos segurados esquecem que o pedido de aposentadoria deve ser acompanhado de documentos que comprovem o direito, tais como:

 

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência (como conta de luz ou água, por exemplo);
  • Carteira(s) de Trabalho;
  • Extrato de Contribuições do INSS ou Extrato CNIS.
  • Carnês de contribuição, no caso de contribuintes individuais ou facultativos;
  • Certidão de Reservista, no caso de homens;
  • Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), no caso de servidores públicos que queiram utilizar seu período no serviço para solicitar a aposentadoria, entre outros.

A falta de documentos no pedido e os dados divergentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) são um dos principais problemas que motivam a negativa de benefícios pelo INSS.

Desta forma, é importante que, ao requerer sua aposentadoria, você fique atento a documentação necessária, analise seu extrato de contribuições (CNIS) no site ou aplicativo meu INSS, a fim de verificar se as informações naquele documento estão de acordo com a realidade.

  1. PASSO-A-PASSO SOBRE COMO ACESSAR O MEU INSS.

Clique na foto abaixo e assista nosso vídeo com passo-a-passo completo para te auxiliar no cadastro do Meu INSS.

A partir disso, nesse post iremos te ensinar a fazer o cadastro do site do Meu INSS para ter acesso a todas essas informações.

O primeiro passo é acessar o site do meu INSS, você pode se direcionar a ele clicando nesse link: Meu INSS

O próximo passo é clicar na opção “ENTRAR COM GOV.BR”, a partir disso você será redirecionado a uma outra página, onde deverá indicar o número do seu CPF.

Se você já possui uma conta, nesse momento abrirá a possibilidade de indicar a senha de acesso. Caso ainda não tenha cadastro, o INSS abrirá a possibilidade da criação da conta.

Hoje o INSS dá a possibilidade de criarmos uma conta a partir do QR Code, se essa opção não te agrada, você poderá rolar a página até a opção “NÃO TENHO CELULAR” que o INSS irá te apresentar uma segunda forma de cadastro, essa por sua vez, é através do internet banking, uma forma mais dificultosa de realizar o cadastro, se está opção também não te agrada, poderá rolar a página até a opção “TENTAR OUTRA FORMA”.

Após isso, o INSS abrirá a possibilidade de fazermos o cadastro por meio do seu e-mail, a forma mais fácil de realizar o cadastro. Nessa opção você terá que informar seu e-mail, em segundos, receberá um código numérico na caixa de entrada desse e-mail informado. Basta informar o código recebido no site do Meu INSS e já será redirecionado para cadastrar uma senha.

É importante lembrar que o e-mail informado será aquele pelo qual você poderá fazer a recuperação de senha caso a perca ou esqueça, por isso, é importante informar um e-mail que tenha acesso.

A senha de cadastro do Meu INSS precisa ter letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres (#$%), um exemplo de senha forte para cadastro é: Seunome123#

Dessa forma, estará feito seu cadastro na conta. Após o cadastro da senha, será necessário que você confirme alguns dados da sua vida laborativa, por exemplo, quando foi sua última contribuição previdenciária, qual empresa já trabalhou, se já recebeu algum benefício previdenciário, etc.

Após isso, o portal do Meu INSS está pronto para uso, só basta acessar novamente o site do Meu INSS, inserir seu CPF e sua nova senha criado, confirmar que não é um robô fazendo o acesso e está pronto para o uso. Em alguns casos pode ser necessário a validação de seus dados novamente, respondendo algumas perguntas do INSS.

  1. CONCLUSÃO

Esperamos que todas as informações que lhe passamos até aqui, tenham lhe ajudado a entender o que é o Meu INSS e como acessá-lo. E, mais ainda, esperamos que você não precise se preocupar com a falta de documentos, mas de toda forma, caso tenha algum problema, consulte um especialista.

 

 Por Raissa Leandra Baltazar Durci de Almeida

Voltar

Compartilhe no WhatsApp